terça-feira, 3 de maio de 2011

livro azul

TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Livro Azul da 4ª conferência nacional de ciência e tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável – Brasília: Ministério da ciência e tecnologia/ centro de gestão e estudos estratégicos, 2010. 108p. (p. 42 a 53).
“A ciência, tecnologia e informação é vital para compatibilizar o progresso material da maioria da população com o uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.” (BRASIL, 2010, P. 42).
Brasil (2010) afirma que o desenvolvimento sustentável brasileiro é possível devido o País possuir matrizes energéticas consideradas uma das mais limpas do mundo. Mas todo o processo não é fácil, pois requer grandes esforços em áreas estratégicas, como:
AGRICULTURA – De acordo com Brasil (2010, p.44)
A sustentabilidade da agropecuária brasileira dependerá, em particular, da geração, do aperfeiçoamento e da difusão de inovações tecnológicas que permitam a adoção de práticas sustentáveis de conservação do solo, recuperação de áreas degradadas, plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, controle biológico, fixação biológica de nitrogênio e uso eficiente de água.

BIOENERGIA – o autor destaca a importância de investimento nesse setor, pois além de criar oportunidades para o crescimento, a geração de empregos e renda, a bioenergia também contribui para a preservação do meio ambiente, a chamada economia verde. (BRASIL, 2010)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – “O Brasil precisa ser ágil para absorver e adaptar inovações nas tecnologias da informação e comunicação.” (BRASIL, 2010, P.46)
O efetivo domínio das TICs, no entanto, é uma tarefa que requer esforços permanentes e que precisam avançar de forma simultânea em diversas direções e nas diferentes regiões do País. A fronteira internacional do conhecimento, das tecnologias, das aplicações e inovações baseadas nas TICs está em permanente e rápido deslocamento. Tais avanços representam oportunidades, que podem ser aproveitadas, ou ameaças de obsolescência e competição destruidora, e, por isso, o País precisa ser ágil para absorvê-las e adaptá-las a suas necessidades. A efetiva exploração do potencial apresentado pelas TICs também depende da universalização de habilidades ou da cultura digital entre trabalhadores e cidadãos, assim como do acesso a uma eficiente infraestrutura de comunicações por parte de indivíduos, empresas, escolas e instituições públicas. (BRASIL, 2010, P.46)

SAÚDE – segundo Brasil (2010, p. 47) “(...), avanços nacionais na geração, absorção e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos, e de inovações na área de saúde são necessários e vitais para garantir condições essências à qualidade de vida da maioria da população brasileira.”
PRÉ-SAL – a descoberta e a exploração da província de petróleo e gás do Pré-Sal decorrente do acelerado crescimento da demanda por energia, cria desafios e oportunidades para o desenvolvimento, podendo criar condições para o avanço e a consolidação da liderança internacional do País em tecnologias relacionadas com a prospecção e a exploração de petróleo em águas profundas. BRASIL (2010)
TECNOLOGIA NUCLEAR, ESPAÇO E DEFESA – Brasil (2010) aborda a contribuição da fonte de energia nuclear para reduzir o aquecimento global, e também do sistema de monitoramento espacial por meio de satélites.
Para concluir o autor destaca as tecnologias portadoras de futuro – a nanotecnologia e a biotecnologia –; as formas de energia com baixa emissão de CO2 que terão participação significativa, dentre elas estão a energia fotovoltaica, a eólica e a energia nuclear; e as recomendações estratégicas para o desenvolvimento sustentável brasileiro. (BRASIL, 2010, P. 51 A 53)



JANCIEL SOUZA AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário